ESTAMOS NA ERA DA IoT!

MONITORAMENTO ONLINE DE PONTOS DE CONTROLE

A Integração dos dispositivos de controle (sensores, contatos, leitores, quantificadores, sinais analógicos e/ou digitais) de uma instalação na plataforma digital de Gestão de Ativos, Manutenção e gestão de Ocorrências é um passo natural na evolução para “Internet das Coisas” permitindo mais eficiência na utilização dos recursos e níveis de controlo e gestão com mais qualidade. 

O monitoramento de diversos pontos de controlo num edifício aberto a público é obrigatório por diversa legislação e regulamentação com vista à prevenção da Saúde Publica, como por exemplo as normas abrangidas pela HACCP (acrónimo de “Hazard Analysis and Critical Control Point”).

Dando como exemplo, um Hotel é obrigatório o registro e monitoramento de vários pontos de controle, tais como:

  • Temperatura das Câmaras Frigorificas;
  • Temperatura dos circuitos de AQS – água quente sanitária, com vista à prevenção da Legionella;
  • Temperatura, concentração de Cloro e pH em Piscinas.

 

 

 

A ByteInMotion desenvolveu uma solução em que o monitoramento e gestão destes parâmetros é integrada na plataforma digital InMotion libertando os recursos humanos para as tarefas realmente importantes no dia-a-dia de uma instalação.

A leitura, o registro e o histórico são assegurados na plataforma de forma automática, sempre acessível, atualizado e remotamente.

A parametrização de Avisos e Alarmes nas leituras permitirá a criação automática de Ordens de Trabalho. Caso a temperatura da Câmara Frigorifica atinja o limite máximo, a plataforma gera uma Ordem de Trabalho que será entregue ao respetivo Técnico…tudo de forma automática!… e mais eficiente.

Esta realidade é transversal a diversas áreas de atuação de gestão/ manutenção: edifícios de serviços, hotéis, hospitais, restauração e lazer, industria, laboratórios, etc…

O desenvolvimento tecnológico permite já soluções de hardware de baixo preço – gateway, ligação net e sensores – eliminando assim o obstáculo “preço”. A comunicação entre o conjunto de sensores – gateway, poderá ser feita através do sinal de internet disponibilizado pelo Cliente nas suas instalações ou através de módulo GSM integrado ficando assim totalmente autônomo.

Em instalações onde existam já sistemas de gestão técnica centralizada, a plataforma InMotion poderá integrar os valores lidos pelos dispositivos e sistema existente, sendo para isso necessário a colaboração do proprietário do sistema.

Últimas

12.º Congresso da ABRAFAC

12.º Congresso da ABRAFAC

4 e 5 de OutubroA Byte In Motion esteve presente no 12.º Congresso da ABRAFAC – Associação Brasileira de Facilities, que teve lugar em São Paulo.

Saiba Mais

Monitoramento Online

Monitoramento Online

Estamos na Era da IoT!Solução em que o monitoramento é integrada na plataforma InMotion libertando os recursos humanos.

Saiba Mais